Olá, pessoal!

Até o presente momento realizamos discussões sobre a Etnomatemática e o ensino de Matemática; a aproximação do conceito antropológico de cultura (LARAIA, 2002) com a Etnomatemática; e as dimensões da mesma. Nesses debates pudemos destacar, fundamentalmente, o respeito e a valorização da diversidade de saberes e fazeres, sobretudo o diálogo entre os distintos contextos culturais numa perspectiva Etnomatemática de caráter social, histórico, político, cognitivo, conceitual, epistemológico, educacional.

Em consonância com as ideias referidas, quais as principais características você apontaria como imprescindíveis numa produção audiovisual pautada na Etnomatemática? Você conseguiria destacar um filme que possui ideias contrárias as da Etnomatemática?

Abraços,

Zé Pedro e Wivian

Exibições: 385

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Uma das características indispensáveis para a produção do audiovisual é o contexto social em que os "personagens" estão inseridos.

Esse filme conta a história de Adolf Hitler que ao longo de sua história mostra idéias totalmente contrárias as da Etnomatemática.
inhttp://www.youtube.com/watch?v=dGypMW1Hets 

A produção audiovisual deve relacionar aspectos defendidos pela Etnomatemática com a realidade filmada, deve elucidar características que apontem, evidenciem as dimensões da Etnomatemática no contexto sócio cultural das personagens que protagonizam nosso vídeo.

Apontar um filme que possua ideias contrárias as da Etnomatemática é muito fácil, chego a ficar com dúvidas sobre qual apontar pois são enumeras as produções que desrespeitam a diversidade cultural sendo planejados apenas para mascarar a realidade e encantar a juventude que preocupa-se apenas com vaidades desnecessárias. 

Faço questão de indicar aqui um filme  indiano que merece ser apreciado por todos, em especial por nós futuros professores de Matemática e defensores das ideologias da Etnomatemática:http://www.youtube.com/watch?v=fiftCor2cXM (Como etrelas toda criança é especial na terra). Bom filme pra vocês, tenho certeza que irão adorar!!!!

O respeito ás individualidades , um olhar não tendencioso de fatos isolados que não representam o sentido real dos fenômenos dentro de um contexto.

Pessoal dá uma olhada nesse vídeo , ele só tem 9 minutos e curto e muito reflexivo!!!

http://www.youtube.com/watch?v=gds-ZlWWAqk

Fala da DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO de :

1947
(Dialektik der Aufklärung – Philosophische Fragment
e)
Theodor W. Adorno
&
Max Horkheimer
Link para uma pesquisa mais aprofundada,caso alguém se interesse pelo assunto :

Não sei porque mais concordo com vocÊ !!!! kkkk!!!

Theodor Adorno foi um excelente sociólogo que fez considerações fundamentais sobre a indústria cultural. É realmente um bom texto Mário. 

mario rubson araujo lima disse:

Pessoal dá uma olhada nesse vídeo , ele só tem 9 minutos e curto e muito reflexivo!!!

http://www.youtube.com/watch?v=gds-ZlWWAqk

Fala da DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO de :

1947
(Dialektik der Aufklärung – Philosophische Fragment
e)
Theodor W. Adorno
&
Max Horkheimer
Link para uma pesquisa mais aprofundada,caso alguém se interesse pelo assunto :

Concordo com Geise que é bem fácil encontrar um filme que posta ideias opostas a etnomatemática. Helter Skelter conta a história do psicopata Charles Manson e a família Manson. Assim como Hitler, ele cria uma ideia e tenta impor através de mortes de impactos sociais.

http://www.youtube.com/watch?v=H5KTg-gmN48

Ao meu ver, as principais características que "devem" estar presentes em um audiovisual pautado na Etnomatemática é a valorização da cultura, saberes e fazeres dos personagens e da comunidade local onde foi gravado o vídeo.  

Quanto ao filme contrário à essas ideias, eu não me lembro. Mas penso ser importante dividir com o grupo um filme, iniciante, que ao meu ver, traz muito a cultura e tradições de um certo povo. É o filme "Ai que vida", ele foi gravado no Maranhão e relata o dia a dia, a (muitas vezes) dura realidade, os conflitos e as relações de uma comunidade. É filme iniciante, como eu disse, foi gravado com poucos recursos e algumas dificuldades. 

Segue o link do filme, http://www.youtube.com/watch?v=yCHC2DFFzW0

Na produção do audiovisual, tudo que estudamos até o momento no que diz respeito a etnomatemática; respeito a diversidade (cultural, social, histórica,cognitivo, político, etc), deve ser considerado. Nessa produção procuramos destacar o indivíduo respeitando-o como ser humano acima de tudo, mas não tem como realmente existir este respeito sem levarmos em consideração todos os pressupostos discutidos nas aulas de etnomatemática que foi muito bem citados pelo professor José Pedro [Até o presente momento realizamos discussões sobre a Etnomatemática e o ensino de Matemática; a aproximação do conceito antropológico de cultura (LARAIA, 2002) com a Etnomatemática; e as dimensões da mesma. Nesses debates pudemos destacar, fundamentalmente, o respeito e a valorização da diversidade de saberes e fazeres, sobretudo o diálogo entre os distintos contextos culturais numa perspectiva Etnomatemática de caráter social, histórico, político, cognitivo, conceitual, epistemológico, educacional.] . considero assim,  que as idéias etnomatemáticas aprendidas por mim até o momento  foi meu alicerce para a nossa produção, tenho certeza que será de grande importância na minha construção como pessoa também.

Nas produções dos audiovisuais encontraremos um pouco de cada uma das dimensões trabalhadas em sala de aula, pois vimos que existe uma relação entre todas as dimensões da etnomatemática, mostrando a não existência de fronteiras eles elas. Porem uma, ou algumas destas, com certeza estará mais presente visivelmente no vídeo, o que imagino que no projeto do meu grupo sera a questão "social e histórica", tendo em vista o meio em que os indivíduos estão inseridos e os relatos apresentados por eles.  

acredito que a produção deste audio visual possibilitou que eu pudesse refletir o contexto social é algo indispensável , porque atraves dele que podemos definir o que podemos nos tornar , perceber que a etnomatemática está ligada não só na matematica em si mas tambem na nossa cultura , ensinar a respeitar todas as pessoas independente do caminho escolhido por eles , mostrando neste audio visual que todos passamos por problemas claro em dimensões muitas vezes diferentes  , porem nossas escolhas que vão determinar o que vamos ser , por isso nosso video mostra que nunca se deve desistir de um sonho mesmo que as vezes sonhamos sozinho .

RSS

O PORTAL QUE TE DÁ VOZ!

Idealizado por Rogério Ferreira

Aqui você participa da comunidade do portal, cria a sua própria página, cria grupos e, dentre outros, participa de debates. Vamos que vamos!

ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Licença Creative Commons
As produções de Rogério Ferreira que compõem esse sítio/portal eletrônico foram licenciadas com

Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.

ACESSE O CURRÍCULO LATTES DO PROFESSOR ROGÉRIO FERREIRA

© 2014   Criado por Rogério Ferreira.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço